Oficina

18.out
Oficina
09h às 12h

Processing – Linguagem de Programação para a Indústria Criativa

Prof. Me. Raphael Argento de Souza
18.out
Oficina
14h às 16h

Estampe-se

Prof. Flávio Glória Caminada Sabrá Profª. Ana Adelaide Lyra Porto Balthar

A Oficina Estampe-se é um curso prático da arte e da técnica de estamparia em stencil/máscara. O propósito do curso é incentivar a manifestação criativa inerente à todos e contribuir para uma prática de trabalho coletiva de modo a gerar uma rede de colaboração entre os participantes e promover sua emancipação através do aprendizado de um ofício – a estamparia. A dinâmica do curso prevê a atuação dos participantes no desenvolvimento de imagens em vários suportes para serem estampadas em produtos como sacola, cartão postal, embalagens, camisetas, entre outros, utilizando a estamparia manual como diferencial.  Dentro desse contexto a oficina Estampe-se, dentro da Iª Semana de Ciência, Tecnologia e Economia Criativa poderá promover uma interface entre as tecnologia atuais e a artesania. Com isso, poderemos promover a arte e a técnica da estamparia em stencil, tendo como motivo principal incentivar e pôr em relação o fruir das artes e a participação na vida sociocultural da comunidade aliado a proposta pedagógica do IFRJ campus Belford Roxo que valoriza a formação crítica e reflexiva de trabalhadores, alicerçada no desenvolvimento de saberes sociais e técnico-científicos da área da economia criativa.

19.out
Oficina
14h às 18h

Jogos e Ensino: do tabuleiro à cognição

Max Ribeiro de Carvalho

A oficina de jogos e cognição tem por objetivo introduzir o tema da apreensão dos jogos hoje, em especial os jogos analógicos, como uma forma de aprender, ensinar e produzir novas linguagens de leitura do mundo que nos rodeia. Nesse sentido também abordaremos o processo de produção de jogos, que envolve todo um grupo de profissionais do protótipo a produção, como forma de criação comunitária e troca de vivências.

Programação

Conceituação de jogo / Caracterização de tipos de jogos, suas regras e modelos / Jogo como dispositivo cultural / Mercado de jogos no Brasil e no mundo / Processos cognitivos e arte: como percebemos o mundo / Jogo, percepção e aprendizagem / O que os jogos podem nos ensinar sobre desigualdade / Processo de produção de jogos / Apresentação de jogos analógicos.

16.out
Oficina
08h às 12h

Oficina Modelagem 3D através de Software

Marcio Jardim
16.out
Oficina
13h30 às 14h30

Processamento Digital de Imagens Aplicado a microscopia

Prof. Me. André Rocha Pimenta
17.out
Oficina
08h às 12h

Modelagem 3D através de Software

Marcio Jardim
17.out
Oficina
08h às 12h

Construindo uma churrasqueira

Ivan Cairrão
17.out
Oficina
10h30 às 13h30

Minicurso de CLP (Controlador Lógico Programável)

Miguel Fusco
17.out
Oficina
13h às 15h

Aroma e Arte

Andrea Coimbra
17.out
Oficina
13h às 15h

O Sabor do Marketing na Cozinha com a Granfino

Viviam Lacerda
17.out
Oficina
14h às 18h

Programação em Comando Numérico

Daniel Oliveira
17.out
Oficina
16h às 18h

Oficina Funções Trigonométricas e seus Gráficos: um estudo utilizando o GeoGebra

Allan de Macedo Alexandre Oliveira
17.out
Oficina
16h às 18h

Geometrias nas cidades: estudo por meio das paisagens urbanas

Thiago Leal Roberto Sousa
17.out
Oficina
16h às 18h

Dobradura: uma forma simples de calcular áreas

Eduardo Brito
17.out
Oficina
18h30 às 20h

Aprendizagem de máquina: regressão linear no método supervisionado

Wesley Machado
17.out
Oficina
18h30 às 20h

Combinatória para alunos com deficiência visual e surdos

17.out
Oficina
18h30 às 20h

Função ou não, eis a questão?

Laiane Camões Jefferson Araújo
18.out
Oficina
08h às 10h

Vibrações Mecânicas em elementos estruturais

Rodrigo Farias
18.out
Oficina
08h às 12h

Oficinas Construindo uma churrasqueira

Ivan Cairrão
18.out
Oficina
10h às 12h

Mecânica técnica de recipientes sob pressão

Rodrigo Farias
18.out
Oficina
10h às 13h

Produtos Naturais: Sabão com óleo reciclado

Prof. Dr. Elânio Aguiar de Medeiros Gabriel Braga
18.out
Oficina
14h às 16h

Utilizando jogos de tabuleiro como ferramenta de ensino

Wellington Tatagiba de Carvalho

A oficina de jogos e cognição tem por objetivo introduzir o tema da apreensão dos jogos hoje, em especial os jogos analógicos, como uma forma de aprender, ensinar e produzir novas linguagens de leitura do mundo que nos rodeia. Nesse sentido também abordaremos o processo de produção de jogos, que envolve todo um grupo de profissionais do protótipo a produção, como forma de criação comunitária e troca de vivências.

Programação

Conceituação de jogo / Caracterização de tipos de jogos, suas regras e modelos / Jogo como dispositivo cultural / Mercado de jogos no Brasil e no mundo / Processos cognitivos e arte: como percebemos o mundo / Jogo, percepção e aprendizagem / O que os jogos podem nos ensinar sobre desigualdade / Processo de produção de jogos / Apresentação de jogos analógicos.

18.out
Oficina
14h às 16h

Let’s talk about Science and Technology: Conversation Corner

Profª. Drª. Alda Maciel

Praça Cara Nova

18.out
Oficina
14h às 18h

Construindo uma churrasqueira

Ivan Cairrão
18.out
Oficina
15h

CUBO MÁGICO – Raciocínio Lógico e Contagem

Welbert Moutta
18.out
Oficina
16h às 20h

Exposição de Física na Praça de Paracambi

Prof. Paolucci
18.out
Oficina
18h30 às 20h30

Café Literário

Ilydio Pereira de Sá
19.out
Oficina
09h

Energias Renováveis e Eficiência Energética

Felipe da Silva
19.out
Oficina
09h às 18h

Portas Abertas

No dia 19 de outubro, o campus Paracambi abrirá novamente suas portas para visitação da comunidade. Neste dia além das instalações desta unidade do IFRJ serão apresentados: a Brinquedoteca e o Espaço Ciência de Paracambi.

19.out
Oficina
10h às 13h

Oficina Introdução a operação de Microscopia Eletrônica de Varredura e detecção por EDS

Prof. Me. André Rocha Pimenta Renato Pereira
19.out
Oficina
14h às 17h

Introdução a operação de Microscopia Eletrônica de Varredura e detecção por EDS

Prof. Me. André Rocha Pimenta Renato Pereira