Workshop

24.out
09h às 12h

Upcycling: Reaproveitamento de insumos para a fabricação de produtos de alto valor agregado

João Azevedo

Interligar pessoas para inovar e experimentar. Esse é o objetivo do movimento maker. Com essa visão a oficina vai mostrar como reaproveitar materiais e tirar as ideias do papel, por meio de experimentos práticos usando as ferramentas de fabricação digital como, Router CNC e Impressora 3D.

A oficina será dividida em dois módulos:

  • Primeiro módulo (1 hora): apresentação e debate sobre temáticas relacionadas ao movimento maker, como Inovação Social, design aberto e colaborativo, fabricação digital, cases, ferramentas e usos.
  • Segundo módulo (2 horas): discussão e escolha de ideias a serem desenvolvidas e prototipadas com os materiais e maquinário disponíveis
24.out
14h às 18h

Economia circular para Artesãs

Nathália Geronazzo

Durante o workshop, além de conhecer melhor o que é economia circular e como ela vai impactar nosso futuro, as artesãs poderão refletir sobre o papel do artesanato em um desenvolvimento sustentável e como ele pode ser transformado em negócio de impacto social.

Programação
13:45 – 14:00 | Chegada
14:00 – 14:40 | Abertura e dinâmica de apresentação dos participantes
14:40 – 15:20 | Bioeconomia e Economia Circular
15:20 – 15:50 | Empreendedorismo criativo, impacto social positivo
15:50 – 16:40 | Engajamento: ilhas de cooperação
16:40 – 17:30 | Relato dos grupos e roda de debates
17:30 – 17:40 | Fechamento

25.out
10h30 às 13h

Oficina de Fanzines

Casa Autônoma Formiga Preta

Oficina de cordel zine
Faça você mesmx é o passo inicial para possibilitar essa proposta e todo o resto flui. Limites não existem para essa arte onde até os erros se tornam linguagem e possibilidade de escrita. A idéia, a princípio, é a produção de material gráfico sobre algo que nos toque e que queiramos expressar.

Metodologia
Apresentação do que tenho feito e mostra de material mais pessoal; apresentação de zines e materiais gráficos contraculturais; apresentação de livretos de poesias e outras expressividades que venho coletando há alguns anos pelas ruas do brasil; histórico da produçlão literal marginal e independente, popular no brasil
e a tentativa de feitura de material – coletivo ou pessoal.

25.out
14h às 17h

Reuso de vestuário: do lixo ao luxo

Almir França

O workshop começa às 14hs, com uma palestra sobre o processo de construção e as possibidades transformadoras da roupa. Em seguida, iniciaremos uma oficina para a criação de uma bolsa a partir de uma outra peça. Trata-se de uma oficina de confecção de peças feitas a partir de uniforme descartados. Confecção de uma bolsa retornável a partir da camisa (30 minutos). Ao final os participantes farão uma apresentação das peças confeccionadas.